quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Para fazer uma Torta

Bom, quando eu mudei de casa pela primeira vez na vida para fazer faculdade, os passeios que eu mais gostava eram aqueles que me apresentavam a cultura local de onde eu estava morando. Só pra constar, a primeira cidade para qual eu me mudei foi Ponta Grossa no Paraná e lá o que mais tinha eram ucranianos, russos e alemães.
Era um paladar muito diferente para mim, que estava acostumada a comer feijão carioquinha e de repente me deparo com o feijão preto cotidianamente. Eu comia em casa macarrão e para eles lá era comum comer uma comida chamada "Pierogue", que se tratava de uma massinha em formato de meia lua recheada muitas vezes com batata ou com creme de leite.
Uma vez fui a um churrasco onde a costela era preparada em um buraco, no chão mesmo. E ficava lá por 24 horas cozinhando. Achei aquilo muito interessante. E de sobremesa comidas típicas como strudell de maçã.
Eu nunca mais comi uma torta de maçã tão gostosa. E eu sabia que essa torta levava massa folheada e etc. Gente, eu não sei mexer com massa folheada, mesmo que eu compre pronta. Mas que o gosto incrivelmente incorporado na manteiga é bom, isso lá é....

Enfim, a questão é que eu gosto de comer torta, pq a massinha da torta é seca e crocante. Então, nessas andanças da minha vida, um dia fui procurar na internet uma receita fácil de torta e encontrei um site muito legal que eu adoro que é o Pitadinha da Juliana que dá várias receitas fáceis e saborosas.

Então eu achei a receita de uma  torta de mação suuuuper fácil de fazer. Tá certo, ela não leva massa folheada e a primeira vez que eu li eu não acreditei que dava certo, mas gente, dá sim. E fica super gostoso.
A receita original é essa que eu peguei no site:

  1. Misture 2 xícaras de farinha de trigo com 2 xícaras de açúcar em um recipiente, reserve
  2. Descasque e corte em fatias finas cerca de 8 maçãs médias
  3. Agora você vai montar a torta em um recipiente que vá ao forno, untado e enfarinhado: uma camada de farofinha, por cima coloque pedacinhos de manteiga, e uma camada de maçãs. 
  4. Repita o processo terminando com uma camada de farofa e manteiga
  5. Bata dois ovos rapidamente com um garfo, adicionei uma colher de chá de essência de baunilha e jogue em cima da torta 
  6. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus até que a torta esteja douradinha
Lendo, a gente não acredita que dá tão certo, mas dá.

E eu pra variar, quis dar uma inovada. No Pitadinha a Ju até dá as dicas para fazer a torta com outros ingredientes e eu achei legal variar também a maçã com outras frutas.
Então eu fiz assim:

  1. Misturei 2 xícaras de farinha de trigo intregral com 2 xícaras de açúcar mascavo e 1 xícara de côco ralado em um recipiente, reservei com umas pitadinhas de canela em pó. (farofinha)
  2. Descasquei e corte em fatias finas cerca de 8 bananas médias e juntei as bananas com uvas passas
  3. Montei a torta em um recipiente untado com farinha integral e pitadinhas de açúcar mascavo (sério, ficou bom): coloquei no fundo uma camada da farofinha que estava reservada, por cima coloquei pedacinhos de manteiga sem sal, e uma camada de bananas fatiadas com uvas passas. 
  4. Repiti o processo terminando com uma camada de farofa e manteiga e acrescentei mais côco ralado por cima
  5. Bati dois ovos rapidamente com um garfo, adicionei uma colher de chá de essência de baunilha e jogue em cima da torta com uma camadinha no canto da forma com leite ninho em pó.
  6. Levei para assar em forno pré-aquecido a 200 graus até que a torta ficou douradinha. 
A primeira vez que fiz a torta eu não acreditei que dava tão certo. Fica uma delícia.
Então, eu levei um pedaço para minha vizinha e outro para 3 amigos meus do trabalho, em um potinho de plástico, enrolado com papel toalha e amarrado com um pregadorzinho de carinha. Ficou fofo. =)

E eles amaram a torta!!!

E depois eu fiz essa mesma receita na casa nos meus pais e coloquei também na massa, ao invés de canela, cacau em pó. Veja bem, é cacau em pó e não Nescau ou Toddy. Depois de pronta e ainda quente eu servi com sorvete de creme e mel.

Comeram tudo. E disseram que eu já podia casar.
Rá, essa foi a piada.

Mas que a torta ficou boa, isso ficou. Olha, já fiz também com morango. E ficou di-vi-na...
Experimentem fazer e depois me contem.

Agradeço à Ju que deixou a receita no site Pitadinha .
Acessem esse site, gente. É muito legal.

E ah, vcs devem estar se perguntando: cadê a foto, cadê a foto?
Desculpa pessoal, não deu tempo de tirar foto.
Comeram tudo antes....rs. Mas façam e tirem fotos.
Eu vou gostar de ver....

Nenhum comentário:

Postar um comentário