segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Sobre o blog e outras dicas

Desde que eu era criança, eu gostava de ver o que os meus pais faziam na cozinha. O meu pai cozinhava mais do que a minha mãe, que não tinha muito tempo. Mas a minha mãe fazia coisas incríveis na cozinha quando resolvia cozinhar, mas ela gostava mesmo era de fazer bolos decorados.
E eu gostava disso porque os bolos decorados vinham quando a gente fazia aniversário. Era mais ou menos assim: éramos em 4 filhos e um dia minha mãe resolveu comprar três livros sobre decoração de bolos. Tinha bolos de todos os tipos, tamanhos e formatos. E quando fazíamos aniversário a gente podia escolher o bolo que a gente queria. Isso era incrível porque era só a gente escolher que "plim", minha mãe fazia. Ela já fez de cuco, de coração, de pracinha. Olha, o pessoal do Ace of Cakes e do Cake Boss podiam falar com a minha mãe sobre dicas de decoração de bolos...rs.
E o que eu mais achava legal era que a casa nos dias que fazíamos aniversário tinha cheiro de bolo assando. E depois de doce de brigadeiro, de beijinho e de chantily. E a partir disso vinha toda a decoração. Eu gostava de ficar olhando o que a minha mãe fazia. E as chamadas "rebarbas" do bolo minha mãe cortava antes de decorar e dava pra gente comer com o creminho de leite ninho que ela fazia. Era muito bom.
Ela também fazia muito bem mingau, que é algo que quando eu como até hoje me acalma. E ela me ensinou a colocar a aveia só quando o leite já estivesse morninho, porque daí na hora da gente comer e o mingau ficar pronto, ia ficar também crocante.
E o meu pai gostava de cozinhar coisas salgadas. Por exemplo, ele me ensinou que se vc quiser uma batata frita mais sequinha e crocante, você deve deixar a batata em água de um dia para o outro. No outro dia, você tira a batata da água, seca bem com papel toalha e já frita. A gente levava de lanche (tá, não é saudável, mas é gostoso).
Então vocês perceberam que eu gosto de coisas crocantes... Pois é.
É porque eu gosto de sentir o sabor das coisas, de mastigar bem, e de sentir o que eu estou comendo. Por isso que eu adoro por exemplo, colocar no meio do arroz depois que ele está pronto, pedacinhos de castanha. Ou também na massa da panqueca.
E o que fica bom também é colocar nozes quebradinho no meio do brigadeiro.
E então vocês perceberam que eu gosto de inventar também. É isso. Essa sou eu.
Minha mãe contou que quando eu era criança, uma das primeiras coisas que fiz quando comecei a engatinhar foi ir até à pia da cozinha que tinha embaixo o lugar onde ficava as panelas, o óleo e etc e derrubar tudo, colocar tudo no chão e fazer uma lambança só.
Rs. Quando a gente é criança é fofo fazer isso. Mas quando a gente cresce é legal imaginar o porquê das coisas que a gente fazia quando era pequeno.
Você pode ver por essa história que eu não tinha a mínima noção do que eu estava fazendo. Mas até hoje eu gosto de imaginar que isso tinha um pouco a ver com a relação com a cozinha em que cresci, de piso e armários vermelhos. Forte, viva. Feito pó de canela, quente.
Que eu adoro colocar para coar junto com o café, depois que vc esquenta a água com um anis estrelado. (dica da minha irmã Laura)
É sério. Fica bom.

Essas foram as dicas de hoje. 

Na verdade nem sei se foram dicas, foi mais um desabafo. Aquela coisa que a gente fala quando está cozinhando, coonversando quando se tem intimidade com alguém.
Porque íntimo mesmo não é aquele segredo que você conta para alguém pedindo pelo amor de Deus para ele não contar; intimidade é comer algo com alguém olhando nos olhos do outro e sentindo o mesmo prazer.

Isso eu li na biografia do Henfil quando ele falava dos biscoitos  de farinha que a Dona Maria fazia para ele e para o Betinho. E quando o Betinho foi exilado e o Henfil foi morar em NY e Dona Maria continuava a mandar para o Henfil os biscoitinhos, ele disse:

"Perdoa, mãe, mas biscoito de farinha só é gostoso se mastigado olhando nos olhos do irmão que sente na mesma hora a mesma delícia"

E eu achei isso verdadeiro e profundo. E levei para a minha vida, para a cozinha e para os pequenos prazeres da vida, que só são bons quando divididos com alguém...

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário